Os sinais das redes de televisão aberta TV Cultura, de São Paulo, e da paranaense TVCI, serão também transmitidos pelas operadoras de TV por assinatura, a exemplo do que já acontece com outras 14 redes de TV aberta.
Agora, os assinantes da TV paga via satélite na modalidade DTH (Claro TV, Sky, Oi TV e Vivo TV, por exemplo), o que corresponde a cerca de 11 milhões de residências (57,4% do mercado de TV paga), terão acesso à programação de 16 redes de televisão aberta.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) incluiu as duas novas redes no rol de emissoras abertas que são "carregadas" na modalidade de DTH, em decisão publicada na última quarta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU).
Na lista original, estabelecida em 2012, as 14 redes atendiam aos critérios de ter cobertura em todas as regiões e mais de 60% de cobertura populacional.
De acordo com o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, a inclusão dos dois canais na TV por assinatura aumenta a propagação da TV aberta. “Já que a TV paga tem cobertura de 100% em todas as regiões do país, essa ação proporcionará aos telespectadores o acesso a diferentes conteúdos”, comenta Antonik.
Veja aqui as redes nacionais de carregamento obrigatório, conforme despacho da Superintendência de Planejamento e Regulamentação da Anatel.