A menos de um mês do fim do sinal analógico no Distrito Federal, dirigentes das 13 emissoras e retransmissoras de TV de Brasília e do entorno estarão reunidos com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para definir os próximos passos da digitalização. O encontro está marcado para quinta-feira (29) no auditório do MCTIC.
Brasília (DF) e mais nove cidades do entorno (Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) farão o desligamento em 26 de outubro.
Segundo o diretor de Uso e Planejamento do Espectro da ABERT, Paulo Ricardo Balduíno, o momento é oportuno para os envolvidos no processo conhecerem os esforços feitos pelas emissoras para que o desligamento ocorra da melhor maneira possível, sem prejuízos para o telespectador.
“As emissoras estão totalmente empenhadas com o sucesso do desligamento, acreditando que será possível atingir o índice de 93% dos lares digitalizados, mas ainda há muito trabalho árduo para que isso aconteça”, disse Balduíno.
Segundo o engenheiro da ABERT, a digitalização ocorre de duas maneiras: a primeira, em obediência à determinação do MCTIC, que estabelece uma série de comunicações mínimas, e, a segunda, que consiste em atividades voluntárias desenvolvidas pelas emissoras.
De acordo com o planejamento do GIRED (grupo que conduz o processo de transição da TV digital), as inserções de divulgação durante a programação deveriam ocorrer pelo menos três vezes ao dia, mas, por iniciativa voluntária, as emissoras estão inserindo informações sobre o processo de digitalização mais de 16 vezes por dia.
“Os esforços voluntários das emissoras compreendem ações junto à comunidade, no sentido de conscientizar a população, auxiliando nos aspectos operacionais, como a instalação do conversor digital, o apontamento das antenas e a sintonia dos canais”, argumentou Balduíno.
Vídeo alerta sobre o desligamento
Nos próximos dias, novos vídeos produzidos pela Seja Digital (entidade responsável pelo processo de digitalização), com apoio da ABERT, vão orientar a população sobre o desligamento do sinal analógico. As emissoras poderão veicular gratuitamente o material. Nos 30 segundos de cada vídeo, os personagens da família que animam o filmete explicam o que é preciso fazer para ter o sinal digital, as melhorias de som e imagem e os benefícios para quem faz parte dos programas do governo federal.
Campanhas
A Seja Digital desenvolve campanhas de comunicação e mobilização social, como a Caravana Digital – projeto que percorre as cidades do entorno do DF para divulgar e ensinar a população sobre a TV digital -, além de distribuir kits com conversores e antenas digitais para as famílias cadastras nos programas sociais do governo federal.
Os moradores podem também descartar corretamente o lixo eletrônico. O ponto de descarte faz parte da ação de divulgação e conscientização da campanha.
A TV Globo em parceria com o Senai-DF realiza a Patrulha Digital, projeto que treina alunos da rede pública e visitam as residências auxiliando a população. As aulas sobre instalação de antenas, conversores e amplificadores são ministradas por técnicos e engenheiros da emissora.
A de “analógico”
O MCTIC determinou que as TVs divulguem, durante a programação, informações sobre o desligamento do sinal analógico. As informações devem aparecer na tela do televisor um ano antes da data do desligamento previsto para cada cidade.
Durante a programação, aparece um selo no canto superior direito da tela, primeiro com a palavra “analógico” e, depois de 15 segundos, com a letra A, além dos contatos para quem tem dúvidas sobre a mudança.
Em Brasília e no entorno, já é possível ver também a contagem regressiva dos dias para o desligamento.