O mercado publicitário fechou o primeiro semestre do ano com alta de 18,17% em comparação ao mesmo período de 2013. O investimento bruto ficou em R$ 17,29 bilhões e, somados players não-declarantes e produção publicitária, alcançou R$ 25,068 bilhões.
Esse foi o segundo maior crescimento entre semestres, de acordo com os dados do projeto Inter-meios. A TV aberta avançou 22% no período e permanece com o maior share. Com arrecadação de R$ 11,91 bilhões entre janeiro e junho, se aproxima dos 70% do bolo publicitário.
O Rádio acompanhou a tendência de crescimento e registrou um aumento de 12,35% no período. Com isso, o meio chegou a arrecadar quase R$ 689 milhões em verbas publicitárias. O montante investido corresponde a 3,98% do share.
O desempenho do mercado publicitário é positivo, diante da queda de 0,2% do PIB do primeiro trimestre e de 0,6% no segundo, e da inflação acumulada de 3,75% conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
De janeiro a maio, o crescimento do mercado bateu dois dígitos. Em junho, mês de início da Copa do Mundo, a alta de investimento bruto foi de 25,12% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Apesar de especialistas do mercado concordarem que no segundo semestre o mercado publicitário deverá desacelerar, os dados de julho devem guardar bons resultados, quando o mundial de futebol ainda acontecia.
Com informações do Meio & Mensagem