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    Mídia positiva para incentivar turismo brasileiro

    A forma como o Brasil é retratado pela mídia no exterior foi tema de audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados na quarta-feira (1º).

    De acordo com o presidente do colegiado, deputado Herculano Passos (PSD-SP), que propôs o debate após um pedido da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), “a maioria das notícias divulgadas no exterior sobre o Brasil são negativas e desestimulam as pessoas a virem para cá”.


    Convidado para debater o assunto, o diretor de Assuntos Legais e Institucionais da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, disse que, apesar de ser inevitável manter a cobertura jornalística com fatos negativos, a mídia contribui positivamente por meio de outros programas.

    “A radiodifusão exerce um papel fundamental de apoio ao turismo no Brasil junto aos demais países, principalmente por meio das telenovelas. Hoje esse tipo de produto pelas emissoras de televisão alcança 130 países e contribui muito para o incremento do turismo, mostrando as belezas naturais, o patrimônio cultural que nós temos”, disse Flôres.

    O presidente da Embratur, José Antônio Parente, falou sobre o orçamento disponível para a entidade, considerado baixo, e ressaltou que é na crise que o país deve ser mais divulgado. “O turismo é uma das melhores saídas para a crise, é o setor da economia que consegue responder mais rápido e que pode gerar emprego num curtíssimo prazo”, defendeu.

    Ao final da audiência, ficou definido que será apresentada uma emenda ao Orçamento da União destinando mais recursos à Embratur para incentivar a promoção e divulgação do Brasil no exterior.

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