O Ministério das Comunicações marcou presença na maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos, na semana passada. O representante do MiniCom, Flávio Lenz, acompanhou, entre as várias tendências mundiais que podem mudar a forma de assistir à televisão, tecnologias que vão ser estudadas pelo ministério para uso no desligamento do sinal analógico de TV no Brasil.
Uma delas é o set-top box híbrido, que, além de permitir a recepção do sinal digital aberto pelas TVs sem conversor integrado, pode receber conteúdos pela internet. Lenz avalia que os set-top boxes serão necessários quando houver o desligamento do sinal analógico, e os modelos mais inteligentes trazem várias funcionalidades além da conversão dos sinais.
“Estamos analisando os custos e benefícios dos recursos adicionais a serem disponibilizados nas caixinhas. Pretendemos usar a presença desses aparelhos na casa das pessoas e tentar dar algo a mais. Há uma série de oportunidades industriais, de conteúdos interativos e de inclusão digital que podem ser aproveitadas”, afirma.
Fonte: Ministério das Comunicações