A Abert, que representa 2,4 mil emissoras de rádio e 320 de televisão, aderiu pela primeira vez à ideia, apoiando-a com divulgação.
A diretora do WWF explica que em cada país há uma realidade diferente relacionada ao aquecimento global. No Brasil, o desmatamento de florestas é responsável por 70% da emissão de gases efeito estufa. ”Queremos demonstrar é que o Brasil contribui significativamente para as emissões de CO2 com desmatamento por queimadas. As autoridades brasileiras, sejam elas federais, estaduais ou municipais, devem ficar em alerta para contê-lo”, afirma.
Em 2010, a Hora do Planeta mobilizou 1 bilhão de pessoas, 4.616 cidades e 128 países. O projeto foi realizado pela primeira vez em 2007, em Sidney, na Austrália, em uma manifestação com velas acesas. O Brasil aderiu em 2009. Segundo Cavini, há o cuidado de não causar transtorno à população. Por isso, as cidades chamam a atenção apagando, por exemplo, as luzes de monumentos urbanos conhecidos. A expectativa para este ano é mobilizar 130 países e 4.700 municípios. "Hoje já temos presença em todos os sete continentes, em todos os países do G20. Das dez cidades mais populosas do mundo, oito já aderiram, como São Paulo e México”, afirma Cavini.
Para obter informações acesse o site http://www.horadoplaneta.org.br/
Foto:WWF
Assessoria de Comunicação da Abert