A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) adere pela primeira vez à campanha global Hora do Planeta, uma iniciativa que pretende alertar para as ameaças do aquecimento global. Neste sábado (26), luzes de residências, de empresas e de monumentos públicos permanecerão apagadas de 20h30 às 21h30 (hora local). Parceira oficial da campanha, a Abert incentiva as suas mais de 2,4 mil emissoras de rádio e 320 de TV associadas a divulgarem a iniciativa, da qual o Brasil é integrante desde 2009.
“As emissoras não poderão apagar as luzes porque funcionam 24h para prestar um serviço essencial, de utilidade pública. Mas todo o setor vai estar mobilizado para incentivar a população e os governos a apagarem as luzes durante uma hora no sábado”, afirma o presidente da Abert, Emanuel Carneiro. Além disso, afirma o radiodifusor, as emissoras podem participar da campanha “simplesmente apagando as luzes de setores que não estarão em uso de trabalho naquele horário, como, por exemplo, a recepção da rádio ou da TV”, diz.
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram as luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no país, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo fizeram o mesmo gesto. Em 2010, o movimento atingiu 1 bilhão de pessoas, 4.200 cidades em 125 países.
Saiba mais sobre a Hora do Planeta no site www.wwf.org.br/wwf_brasil
Assessoria de Comunicação da Abert