A veiculação do rádio por meio da internet permite a interação com a audiência em diversos momentos do dia. Além de engajar, esse relacionamento pelas novas plataformas cria um vínculo ainda mais forte entre rádio e ouvinte. Pensando nisso, a ABERT está realizando uma enquete sobre o streaming utilizado pelas emissoras associadas e a opinião dos radiodifusores.
O streaming de áudio é um fator essencial para a aquisição pelas emissoras do seu próprio aplicativo. Muitas rádios deixam de ter o streaming por diversos motivos, como o alto custo cobrado pelas empresas, falta de pessoal preparado para trabalhar com o serviço dentro da própria emissora e, até mesmo, qualidade ruim dos streamings já existentes.
Mobilize-se
A ABERT estima que, entre 2013 e 2015, o número de rádios com aplicativo exclusivo mais que dobrou: passou de 1,3 mil para 2,7 mil. O aumento de quase 110% foi, em grande parte, resultado do esforço dos radiodifusores em parceria com o Mobilize-se, projeto criado pela Associação após perceber a tendência mundial de adaptação das mídias tradicionais às mídias digitais.
O Mobilize-se é composto por três iniciativas: o integrador de rádios, os apps exclusivos para as emissoras e o Portal Mobilize-se Play.
• Integrador: é um sistema gratuito que reúne emissoras de todo o Brasil em um aplicativo disponível para smartphones iOS e Android.Permite ao ouvinte conhecer rádios de todo o país por meio de uma busca rápida por cidade, estado, gênero, região e geolocalização. Ou seja, o ouvinte pode escutar rádios de outros lugares do país além do limite das ondas do rádio.
• Portal Mobilize-se PLAY: é uma ferramenta que aproxima ainda mais o ouvinte da rádio. Os internautas acessam o portal na internet e é como uma rede social dirigida aos ouvintes: é possível curtir e seguir as rádios de sua preferência.
• App exclusivo: A rádio tem seu próprio aplicativo disponível para smartphones. Para uma rádio desenvolver seu app, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a Abert cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar apenas um salário mínimo por ano.
Mil emissoras de todo país fazem parte do integrador. Inscreva sua rádio no projeto clicando aqui ou ligue 0800 940 2104.