Dialogar mídia tradicional com novas plataformas digitais tem sido um dos maiores desafios da radiodifusão. Para se adaptar às novas mídias, a Rádio Nordeste Evangélica, do Rio Grande do Norte, deixou de lado os receios que a novidade traz e decidiu aderir ao projeto Mobilize-se. Como resultado, uma surpresa bastante positiva.
Hoje com 10 mil downloads do app exclusivo, a emissora comemora as conquistas. “(O Mobilize-se) ajudou a divulgar nossa emissora, nossa logomarca, aumentou a audiência, levou nossa voz a lugares onde não éramos ouvidos, enfim, projetou-nos mais longe”, disse Samuel Renovato, diretor executivo da rádio.
A Nordeste Evangélica se inscreveu no projeto e ganhou o aplicativo exclusivo para smartphones, além de participar do app integrador Abert – que reúne cerca de mil rádios de todo o Brasil – e da rede social das rádios, o Mobilize-se PLAY. A emissora que já alcançava 80% do Rio Grande do Norte, partes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, agora está presente além dos limites das ondas de rádio e chega a todo o Brasil por meio das plataformas digitais.
Ouvintes de todos os estados interagem com a emissora pelo chat gratuito do aplicativo. “A repercussão junto aos ouvintes foi a melhor possível, pois aproveitamos a oportunidade para divulgarmos uma nova logomarca e nossa programação. Houve uma maior interação com o público ouvinte”, destacou Renovato.
O app exclusivo ainda conta com um painel de controle onde a rádio pode acompanhar sua audiência, interagir com ouvintes, personalizar logotipo e tela inicial de acordo com datas comemorativas e eventos, além de outras funcionalidades.
Segundo o diretor executivo da rádio, as novas plataformas foram aprovadas pelos funcionários: “Toda equipe gostou e nós também, pois passamos a nos inserir no universo das novas tecnologias com o uso dos dispositivos móveis”. O alto número de downloads também é resultado do esforço da própria emissora, que costuma divulgar o aplicativo no site e nas redes sociais.
Baixo custo
Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a Abert cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano.
Participe
O Mobilize-se chegou a mais de 2,5 milhões de “plays” nos aplicativos exclusivos em menos de um ano de existência. São 76 mil ouvintes cadastrados nas rádios com apps personalizados. Inscreva sua emissora e faça parte do futuro do rádio. Clique aqui ou ligue 0800 940 2104.