Criado para auxiliar as rádios na adaptação das tendências de comportamento dos ouvintes, o Mobilize-se, ou MOBI ABERT, como está sendo chamado, confirma os resultados dos estudos publicados em 2016: a população brasileira não vive mais sem smartphones. E as emissoras precisam se adaptar a esse novo cenário.
De acordo com o último estudo da empresa de pesquisas GfK, o Brasil se tornou o país mais conectado entre os emergentes: pelo menos 70% da população brasileira acessa a internet mais de 20 dias por mês.
Quase 91 milhões de brasileiros utilizam desktop, smartphone ou tablet para navegar na internet. Destes, 38% usam smartphones. Outros 29,5% navegam pelo desktop e 1,6% pelo tablet. As pessoas que fazem “navegação multitelas”, em smartphones e computadores, representam 25%, e em smartphones e tablets, 2,3%.
A quantidade de pessoas que utilizam celular e laptop é maior quando se trata do público jovem. De acordo com o estudo, para a população entre 18 e 34 anos, esses são os principais dispositivos. Já para quem tem acima de 55 anos, a televisão e o computador ainda são os mais utilizados.
Oportunidade para radiodifusores
O Mobilize-se foi lançado pela ABERT em parceria com as associações estaduais como uma oportunidade de baixo custo para as rádios brasileiras aderirem às iniciativas online.
Os radiodifusores que inscrevem suas emissoras no MOBI ABERT ganham um aplicativo exclusivo para smartphones, além de participar do app integrador ABERT – que reúne cerca de mil rádios de todo o Brasil – e da rede social das rádios, o Mobilize-se PLAY.
O app exclusivo conta com um painel de controle, que permite a rádio acompanhar sua audiência, interagir com ouvintes, personalizar logotipo e tela inicial de acordo com datas comemorativas e eventos, além de outras funcionalidades.
Por meio do chat gratuito do aplicativo, ouvintes que estão em qualquer lugar do mundo podem interagir com as rádios, basta ter acesso à internet.
Baixo custo (ou nenhum!)
Caso a emissora queira apenas aderir ao app integrador ABERT e ao portal Mobilize-se PLAY, nenhuma taxa é cobrada do radiodifusor.
Já para o app exclusivo, a ABERT desenvolve e paga os primeiros 6 meses de manutenção. Após esse prazo, a rádio paga apenas um salário mínimo por ano pela manutenção do serviço. Para uma emissora desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$ 3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente.
Para saber mais e cadastrar sua emissora, basta clicar aqui ou ligar para 0800 9402104.