O jornalista e ex-presidente da ABERT, José de Almeida Castro, morreu na segunda-feira (15), em São Paulo (SP), aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital da capital paulista desde janeiro, com problemas de saúde.
Natural de Salvador (BA), Almeida Castro tinha orgulho de dizer que nasceu em 1922, mesmo ano da primeira transmissão do rádio no Brasil. Presidiu a ABERT no biênio de 1972-1974 e foi quatro vezes presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), tendo se destacado nacional e internacionalmente como ator, radialista, apresentador de televisão, advogado, conferencista internacional e escritor com mais de uma dezena de livros publicados e artigos.
Atuou também como dirigente sindical e empresário nos segmentos de rádio, televisão e jornal. Foi diretor geral dos Diários e Emissoras Associados, Rede Record e TV Tupi. Inaugurou e dirigiu a TV Piratini (Rio Grande Sul), a TV Itapoan e a TV Rádio Clube, em Pernambuco.
Em nota, a ABERT lamentou a morte do jornalista e prestou solidariedade aos familiares e amigos. Em nota, a ABERT lamentou a morte do jornalista e prestou solidariedade aos familiares e amigos. “Almeida Castro deixa um grande legado que fica para a história da comunicação brasileira”, afirma a nota assinada pelo presidente Paulo Tonet Camargo.