A importância do rádio na carreira e na conquista de audiência para as músicas de artistas foi o tema debatido pelo empresário de radiodifusão Fábio Schuck na segunda-feira (15), durante entrevista ao vivo para o especialista em marketing musical, Dhiego Bicudo.
Shuck ressaltou a necessidade de os artistas estarem presentes no rádio, principalmente durante a pandemia de COVID-19, quando a audiência tem apresentado índices de crescimento constante. Para o empresário, é necessário entender como funciona a dinâmica das emissoras e apostar mais do que nunca no relacionamento com os divulgadores, o que, segundo ele, aumenta significativamente a chance de as músicas dos artistas entrarem no circuito.
“Os primeiros influenciadores são os radialistas, comunicadores da região, que têm credibilidade com a audiência e sabem como se relacionar, conhecem os artistas locais e os anunciantes. Cada vez que uma música toca no rádio chancela a realidade local”, destacou Shuck. “As músicas dos artistas que são divulgadas no rádio são as que têm mais chance de sucesso, de serem as mais cantadas nos shows, exatamente porque entram no consciente popular ao serem massificadas e entregues de forma tão democrática por meio desse veículo”, exemplificou o empresário.
Shuck lembrou ainda que, se há audiência, é preciso levar o artista e sua música para além das fronteiras regionais. “Não importa onde estou. Existem dezenas de possibilidade de engajamento e várias formas de interação e geração de negócios. Por isso é importante olhar o mercado não somente sob a ótica de concorrência com outras plataformas. É hora de buscar sinergia do rádio, inclusive, com o digital. Estar atento para o que está acontecendo ao redor, aberto para parcerias e maior relacionamento e, principalmente, saber que o segredo está em entender melhor a sua audiência”, destacou.