Em palestra para lideranças empresariais e políticas de Santa Catarina, na sexta-feira (19), em Florianópolis (SC), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, destacou que “o Brasil deve entrar nos trilhos em, no máximo, três anos”.
Durante o “Momento Brasil”, encontro promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Mourão defendeu a retomada do crescimento brasileiro com uma agenda de produtividade e citou a aprovação do texto base da reforma da Previdência como uma das medidas urgentes. Sobre a crise econômica, Mourão criticou o projeto de poder dos governos do PT, o que, segundo ele, levou o Brasil ao endividamento. “Desde 2014, estamos no vermelho. A luta da nossa gestão econômica é trazer nossa conta para o azul”.
No final, o vice-presidente voltou a destacar a democracia como um dos pilares fundamentais da civilização. “Aqui, temos três vertentes que consideramos fundamentais: clareza, pois todos têm que entender o que o governo deseja; determinação para levar adiante, e paciência para o diálogo, pois a política só se constrói com diálogo”, afirmou.
O presidente da Acaert, Marcello Corrêa Petrelli, descartou a apresentação de reivindicações locais a Mourão, mas pediu uma maior presença do governo em Santa Catarina e compreensão sobre problemas como, por exemplo, o retorno dos impostos arrecadados no Estado.
“A responsabilidade da mídia e da imprensa regional é criar esse relacionamento para que a gente possa ter o entendimento do que são os propósitos, os interesses e os entendimentos do governo federal e levar à população. Fazer esse canal de comunicação entre aquilo que se precisa fazer e o que se precisa compreender, para que haja uma sintonia, como foi no caso da reforma da Previdência”, disse Petrelli.