Mais de 70 representantes da imprensa, agências de publicidade e de anunciantes das três Américas se reuniram na Cidade do Panamá na quinta-feira (18), durante o 1º Fórum sobre Autorregulação Publicitária e Notícias Falsas.
Promovido pela Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e pela Associação Panamenha de Radiodifusão (APR), o fórum discutiu o exercício da liberdade de expressão comercial e a experiência de países como o Brasil que têm entidades de autorregulação publicitária.
Os impactos das notícias falsas e as propostas regulatórias que atentam contra o direito à informação publicitária também foram assuntos discutidos pelos representantes do Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Costa Rica, México, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá e Uruguai.
O encontro no Panamá foi resultado de uma reunião do Conselho Diretor da AIR em Montevidéu (Uruguai), no início de maio, quando o presidente do Conselho de Autorregulamentação Publicitária João Luiz Faria Netto falou sobre o papel do CONAR no combate à publicidade enganosa ou abusiva no Brasil e na defesa da liberdade de expressão comercial. Após a apresentação, os conselheiros da AIR sugeriram aos países latino-americanos participantes a criação de organismos que trabalhem na defesa da liberdade comercial.
Ao final do Fórum do Panamá, foi assinado um documento com as principais recomendações aos países sobre autorregulação publicitária, propostas para identificar e combater as notícias falsas e o fim das assimetrias regulatórias entre os veículos de comunicação e as plataformas tecnológicas digitais.