NOTA À IMPRENSA
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia a agressão sofrida pela equipe da RBS TV, afiliada da Rede Globo, durante cobertura das manifestações de 1º de maio, em Porto Alegre (RS).
A repórter Guacira Merlin fazia uma gravação sobre a manifestação promovida por sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) em favor da presidente Dilma quando um homem se aproximou da equipe e chutou o apoio da câmera, danificando o equipamento. O agressor não foi identificado.
A ABERT considera extremamente preocupantes os contínuos atos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa. Todo e qualquer tipo de agressão ou intimidação ao trabalho de jornalistas é um ato contra a democracia. Os profissionais de imprensa cumprem o dever de informar sobre fatos de interesse da sociedade e, portanto, merecem respeito.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,6 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.