Uma aula inaugural vai reunir, no dia 18 de maio, em Taguatinga (DF), voluntários e engenheiros que formarão a “Patrulha Digital”, grupo de apoio que ajudará na distribuição dos kits para TV digital em Brasília e nas cidades do entorno.
Os kits são compostos por uma antena e um conversor para ser instalado na televisão antiga.
A iniciativa é da TV Globo em parceria com o Senai e seguirá o formato adotado em Rio Verde (GO), primeiro município brasileiro a ter o sinal analógico desligado, em 1º de março.
Alunos voluntários em Rio Verde (GO)
Cerca de 500 alunos receberão treinamento teórico e prático dos engenheiros da TV Globo e do Senai e desses serão eleitos os voluntários para a patrulha na cidade.
Os detalhes como, por exemplo, os pontos de apoio estratégico para a distribuição dos kits estão sendo ajustados com a EAD, entidade responsável pela implantação do sinal digital no país.
De acordo com o Ministério das Comunicações, 370 mil conversores serão distribuídos gratuitamente a famílias de baixa renda do Distrito Federal e das nove cidades do entorno: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Ainda segundo o MiniCom, outros 50 mil kits já foram entregues, o que corresponde a 70% do total de beneficiários de programas assistenciais das localidades.
Nesses locais, quase 800 mil lares terão o sinal analógico de TV desligado no dia 26 de outubro.