A sede da Abert conta com um novo espaço de convivência e eventos. O local é uma homenagem a Antônio Abelin.
Gaúcho de Santa Maria, Abelin participou da assembleia de fundação da entidade, em 27 de novembro de 1962. Ele ocupou superintendência da associação durante 17 anos, entre 1978 e 1995.
Jornalista, professor, economista e publicitário, Abelin começou a trabalhar ainda adolescente, na Rádio Imembuí, de Santa Maria. Entre 1974 e 1978 presidiu a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
Durante a sua gestão, o ministro das Comunicações do Brasil, Euclides Quandt de Oliveira, esteve em Gramado, na serra gaúcha, e assinou o Plano Básico de Radiodifusão Brasileira.
Na área acadêmica, Antônio Abelin foi o primeiro coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. Na mesma instituição, foi professor e chefe da Divisão de Rádio e Televisão Educativa.
O jornalista também participou da vida política de sua cidade. De 1960 a 1963, Abelin exerceu mandato de vereador. Atualmente, aos 87 anos, escreve colunas mensais no jornal A Razão, de Santa Maria, e participa, uma vez por mês, da programação da Rádio Imembuí.
Assessoria de Comunicação da Abert