Os desafios do processo de desligamento do sinal analógico de TV no Brasil estarão em discussão no painel “O futuro da TV aberta”, do 28º Congresso de Tecnologia do SET Expo 2016.
No dia 29 de agosto, especialistas de várias partes do mundo vão abordar as experiências internacionais, as mudanças de hábitos das pessoas, bem como os principais obstáculos para a continuidade do atual modelo de TV aberta.
Já estão confirmadas as presenças da diretora internacional da SET, Liliana Nakonechnyj, do diretor sênior de Tecnologias de Novas Mídias da NAB, Skip Pizzi, do diretor de Tecnologia do Ministério de Assuntos Internos e de Comunicação do Japão, Masayuki Ito, e da gerente de Planejamento da TV Globo, Ana Eliza Faria e Silva.
Para Liliana Nakonechnyj, algumas questões merecem atenção: "será a atual geração de TV digital o último estágio na evolução da TV aberta terrestre, ou faz sentido planejar uma futura geração de TV aberta que contemple os desenvolvimentos em curso, como o HDR, o 4K e o 8K e que seja facilmente recebida em dispositivos pessoais? Como as transmissões via satélite podem complementar ou pavimentar esse caminho evolutivo da TV aberta?" O debate, segundo ela, pode trazer alguma luz sobre o futuro da TV aberta.
Para inscrições (aqui). Já a programação completa do SET EXPO pode ser acessada aqui.