A campanha obrigatória sobre a implantação da TV digital já começou em 97 cidades brasileiras.
A menos de um ano para o desligamento do sinal analógico, previsto para 26 de julho de 2017, os moradores das capitais Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) e dos municípios vizinhos que assistem à programação analógica, já vêem na tela do televisor avisos sobre a transição do sinal.
Os alertas se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima.
Primeiro, aparece um logotipo na tela da TV com a letra "A", mostrando que o sinal ainda é analógico. Durante a programação, tarjas informativas sobre o desligamento serão inseridas.
As cartelas de divulgação serão exibidas 180 dias antes do prazo final e os vídeos com alerta sobre o desligamento, com 75 dias de antecedência.
A campanha lembra que para continuar assistindo a TV aberta sem chuviscos e com melhor qualidade de som e imagem, os aparelhos que têm o logotipo com a letra "A" vão precisar de um conversor digital e uma antena apropriada.
A campanha de divulgação é realizada pela Seja Digital, de acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Até 2018, o sinal de TV analógica deverá ser desligado em todas as capitais, regiões metropolitanas e cidades em que seja necessário liberar a faixa de 700 MHz.
Brasília (DF) e mais nove cidades goianas (Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antonio do Descoberto e Valparaíso de Goiás), farão o desligamento no dia 26 de outubro.
Confira aqui o cronograma completo e saiba quando o sinal analógico será desligado na sua cidade.
Em caso de dúvidas, basta acessar o site (www.sejadigital.com.br) ou ligar para o número 147. A ligação é gratuita.