A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) divulgará, na quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, o Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2019. Após a divulgação dos números, haverá um debate sobre os desafios para o jornalismo.
O levantamento do RSF avalia a situação em 180 países, para o exercício do jornalismo em relação à violência contra a imprensa, independência das mídias, transparência, autocensura e liberdade de expressão.
Os números serão apresentados pelo diretor da RSF para a América Latina, Emmanuel Colombié, pela diretora de Conteúdo da Agência Lupa, Natália Leal, e pela jornalista venezuelana Luz Mely Reys.
Relatório ABERT Liberdade de Expressão
Em fevereiro deste ano, a ABERT divulgou o Relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão 2018. O levantamento registrou um aumento da violência contra os profissionais de comunicação, em relação a 2017.
Foram três assassinatos e 114 registros de violência não letal, envolvendo pelo menos 165 profissionais, o que representa um aumento de 50% em relação a 2017. Em 2018, houve 16 casos de ataques e vandalismo contra veículos de comunicação de todo o país, um aumento de 300% em relação ao ano anterior.
De acordo com a RSF, em 2018, o Brasil ocupava a 102ª posição no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, sendo considerado um dos mais perigosos para o exercício do jornalismo.
Lançamento Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa - RSF
Data: 18/04
Local: Casa Pública, Rua Dona Mariana, 81, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 9h30
Informações: