Com o objetivo de promover debates, cursos e palestras sobre o tema liberdade de expressão para magistrados de todo o pais, as Relatorias Especiais de Liberdade de Expressão da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) assinaram uma parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF).
O acordo vai oferecer aos magistrados brasileiros espaços para discutir temas como segurança de jornalistas e formas de combater a impunidade em crimes contra imprensa.
A relatora especial de Liberdade de Expressão para o Sistema Interamericano de Direitos Humanos da ONU, Catalina Botero, acredita que parcerias como essa podem ajudar outros países a criar estratégias semelhantes para garantir a liberdade de expressão.
Durante o Fórum Mundial dos Direitos Humanos, realizado em Brasília, Catalina Botero afirmou que a violência contra comunicadores é extremamente preocupante, já que em muitos países o número de assassinatos de jornalistas supera as estatísticas em nações que vivem em guerra.