Quando disparou em campo e conquistou a liderança nos mais importantes campeonatos de futebol do ano passado, o Flamengo conquistou mais do que uma nova legião de torcedores. De quebra, resgatou um hábito que faz parte da história do brasileiro: o de ouvir as partidas do time do coração pelo rádio.
A tradição de ouvir futebol no radinho de pilha nunca morreu, mas ficou restrita aos torcedores mais antigos. Agora, é a vez da nova geração de rubronegros descobrir o veículo: quando as partidas não são transmitidas pela TV, a torcida acompanha os jogos pelo rádio ou nos estádios.
O carioca Rafael Krapp nasceu em plena era digital, mas entrou recentemente para o grupo dos novos convertidos. Aos 16 anos, substituiu o hábito de comentar os lances em aplicativos e redes sociais e não alimenta mais o canal de internet que usava para comentar as jogadas. Resgatou um aparelho antigo e descobriu a emoção de acompanhar os craques pelas ondas do rádio.
Mas não é só de aparelho transmissor em punho que a nova geração acompanha a programação radiofônica. Adaptado às novas tecnologias, o meio é transmitido também via celulares, computador e televisão.
Um estudo da Rádio Globo apontou que, em 2019, a audiência em suas mídias digitais triplicou durante os jogos do Flamengo, em comparação com o ano anterior. Prova dessa renovação é o torcedor catarinense Jiandrigo Oliveira, 19 anos, que acompanha as partidas do clube carioca em sua Smart TV.
Eles estão descobrindo um prazer que faz parte do cotidiano de Antônio Ramos Brandão, 64 anos, há três décadas. Conhecido como Santa Cruz, o funcionário da loja mantida pelo clube no Rio de Janeiro (RJ) não abre mão de ter o rádio sempre por perto. Quando atravessa as arquibancadas com seu aparelho colado ao ouvido, Santa Cruz é reconhecido e saudado pelos mais jovens. “Gosto porque ele narra o gol antes da TV”, explica
Com informações do jornal O Globo