Como parte das homenagens ao Dia Mundial de Acesso à informação, celebrado em 28 de setembro, o Instituto Palavra Aberta lançou o documentário ”Bastidores do Jornalismo”.
Além de mostrar a importância do papel do jornalismo profissional, o filme é mais uma iniciativa para fortalecer a defesa da imprensa como pilar da democracia, principalmente entre os mais jovens, e alertar para os cuidados que devem ser tomados antes de publicar uma informação.
Com a participação de Valmir Salaro, repórter da TV Globo, Thais Folego, editora da Revista AzMina, Antonio Gois, colunista de O Globo, Cintia Gomes, cofundadora da Agência Mural, Carolina Ercolin, apresentadora da Rádio Eldorado, e André Borges, repórter do Estadão, o documentário apresenta as fases de apuração, produção e veiculação das informações. A compreensão e análise do processo jornalístico também são demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o vídeo pode auxiliar escolas e educadores.
“Entender como a imprensa funciona e a sua importância para o acesso a informações de qualidade é crucial para o fortalecimento da democracia, especialmente porque vivemos em meio a um cenário de crescente desinformação”, ressalta a presidente do Palavra Aberta, Patrícia Blanco.