Notícias

    Parlamento Deputado Moreira Mendes (PSD-RO)

    O deputado federal Moreira Mendes foi escolhido, no dia 3 de fevereiro, o novo líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados.

    Mendes é autor de diversas  propostas relacionadas a regularização fundiária, entre eles, uma que regulariza a ocupação em terras da União no âmbito da Amazônia Legal.

    Em entrevista à Rádio Abert, o deputado falou sobre um de seus projetos e prioridades neste ano atípico, de Copa do Mundo e eleições.

    - O Brasil vai sediar a Copa do Mundo entre os meses de junho e julho e logo depois começam as campanhas para eleição. Isso pode prejudicar o trabalho no Congresso Nacional?

    Sabemos da atipicidade deste ano, mas isso não fará com que o Congresso trabalhe menos. Já nas primeiras reuniões que tivemos com o presidente da Casa e demais liderança ficou estabelecido que devemos mostrar muito trabalho e vamos votar projetos importantes para o país. Vamos desmistificar essa teoria de que em anos de eleições os deputados não trabalham.

    - E quais são as prioridades?

    São muitas. E já começamos votando temas importantes. Nesta primeira semana já avançamos na aprovação do novo Código de Processo Civil. Certamente nestes primeiros dias vamos dar andamento à votação do Marco Civil da Internet, que é fundamental para o Brasil. Nós também devemos estudar e debater a questão indígena que vem criando muito conflito no país e também precisamos avançar na regularização fundiária, principalmente na região norte.

    - Sobre a regularização fundiária, o senhor é autor de um projeto que desburocratiza as etapas do Programa Terra Legal, que tem como objetivo regularizar as ocupações legítimas, com prioridade aos pequenos produtores e às comunidades locais. O que diz o projeto?

    A ideia do Programa Terra Legal é fantástica, mas ele está sendo desvirtuado. Ele não está dando a posse para as pessoas que precisam, infelizmente ele se tornou um programa onde as pessoas se inscrevem para receber a terra mas acabam recebendo benefícios sociais do Governo Federal. A assistência é importante, mas quem participa do Programa quer a posse da terra para poder morar, plantar, cultivar e ajudar a combater o desmatamento. O meu projeto simplifica o ingresso ao Programa, diminui o prazo para realização da vistoria da terra, fixa um prazo para dar posse aos cadastrados, entre outras coisas.

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar