Senador propõe o retorno de ensino sobre moral e ética nas escolas
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) propôs um projeto de lei que insere na grade curricular do ensino fundamental a disciplina Cidadania, Moral e Ética e, no ensino médio, a matéria Ética Social e Política. Para ele, a inclusão dessas novas disciplinas na Lei de Diretrizes de Educação (LDB) vai possibilitar a formação de cidadãos mais “conscientes e críticos” e “fiscais do país”.
“Os valores sociais estão se perdendo cada vez mais. Então, é importantíssimo resgatarmos a cidadania do brasileiro”, afirmou. Na opinião do parlamentar, o Brasil não pode figurar somente na lista dos maiores na economia, mas deve ser exemplo também em ética, moral, sociedade e política.
Confira trechos da entrevista concedida à Abert.
1) Moral e ética, disciplinas que o senhor propõe incluir no currículo escolar, já foram matérias do ensino brasileiro no passado.
Até os anos 80, havia uma disciplina chamada Moral e Cívica, eu mesmo a cursei. Os nossos pais e avós têm muito mais a formação moral de razão e de ética do que os mais jovens. E os valores sociais estão se perdendo cada vez mais. Então, é importantíssimo resgatarmos a cidadania para formarmos cidadãos mais conscientes e críticos, para que eles possam devolver à sociedade aquilo que ela lhes confiou.
2) Em sua opinião, em que medida essas disciplinas formariam cidadãos com condutas mais éticas?
É claro que a sociedade não será transformada por inteiro do dia para noite, mas acredito que formaremos um número de cidadãos mais politizados, conscientes e que serão fiscais deste país. Serão eleitores que participarão do dia a dia da política, não esquecerão tão facilmente o nome do candidato em quem votou e saberão analisar melhor as questões do ponto de vista crítico da política.
3) Na sua avaliação, o conteúdo programático dessas disciplinas deve abordar quais assuntos?
Sugeri um ensino voltado para a formação moral e ética do cidadão no Ensino Fundamental e a formação moral, ética, social e política no ensino Médio. E quais noções de política? A política da democracia. O cidadão tem que entender o que é uma democracia, o que é uma estrutura de governo, pra que serve um vereador, por exemplo.
4) O brasileiro já se acostumou com os escândalos de corrupção e com o famoso ‘jeitinho’...
O cidadão brasileiro tem orgulho do seu país e não quer mais o título de ‘país do jeitinho’. Temos vergonha, por exemplo, de estar em uma fila de carros e de repente alguém corta pelo acostamento, passa na sua frente, causando um transtorno, e acha que está sendo esperto, quando na verdade está sendo mal educado e indelicado com os outros. Ou aquele que fura uma fila no banco ou no supermercado, que joga lixo na rua ou para em cima da faixa de pedestre.
Foto:Agência Senado
Assessoria de Comunicação da Abert