Vários seminários e palestras são realizados durante a edição do NAB Show, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Um dos temas mais debatidos na edição deste ano trata da evolução do rádio AM. Especialistas de todo o mundo participaram do debate.
O representante da Comissão Federal de Comunicação (FCC), Ajit Pai, acredita que a evolução do rádio AM deve passar pela revisão das regras da faixa, ou seja, uma nova legislação. Ele também acredita que o aumento da potência, em pelo menos 10 vezes, poderá ser uma opção para a atualização do rádio AM.
Já para o deputado norte-americano e também presidente da subcomissão Tecnologia das Comunicações da Câmara, Greg Walden, a revitalização do rádio AM apenas se dará quando houver a total digitalização e a migração para os canais 5 e 6.
Já para o vice-presidente da Bryan Broadcasting Corp (EUA) Ben Downs, as questões regulatórias são importantes para a evolução do rádio AM. Segundo ele, é necessário trabalhar com o espaço do espectro. “Se não criarmos soluções agora podemos ter o mesmo problema com os canais 5 e 6 no futuro, por isso, sem uma política que ataque a poluição do espectro, nós estaríamos revitalizando uma banda para ter que voltar a revitalizá-la em 10 anos”, ressaltou B. Downs.
DELEGAÇÃO BRASILEIRA - A delegação brasileira, formada por representantes do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações, da Câmara dos Deputados e da ABERT, participa do evento e acompanha os seminários e palestras do setor.
Assessoria de Comunicação da Abert