O projeto Mobilize-se, ou MOBI ABERT, como está sendo chamado, chamou a atenção de pesquisadores e se tornou objeto de estudo em pesquisa realizada este ano por duas universidades brasileiras. As autoras Nélia Del Bianco, professora da Universidade de Brasília (UnB), e Nair Prata, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), já fecharam parte da coleta de dados, que estão em análise.
A versão preliminar da pesquisa mostra que 76% das rádios participantes utilizaram o projeto para criar seu aplicativo exclusivo e 73% alegaram ter entrado no Mobilize-se pela necessidade de buscar novas formas de interação com o ouvinte.
Quase 50% dos entrevistados responderam que o faturamento da emissora aumentou ao entrar no projeto. Cerca de 55% afirmaram que houve aumento da audiência a partir da participação no Mobilize-se.
Com as informações do estudo, as pesquisadoras buscam interpretar a função dos apps como meio de alavancar a publicidade das emissoras.
Entenda o Mobilize-se
Os radiodifusores que inscrevem suas emissoras no Mobilize-se ganham um aplicativo exclusivo para smartphones, além de participar do app integrador ABERT – que reúne cerca de mil rádios de todo o Brasil – e da rede social das rádios, o Mobilize-se PLAY.
· Integrador: é um sistema gratuito que reúne emissoras de todo o Brasil em um aplicativo disponível para smartphones iOS e Android. Permite ao ouvinte conhecer rádios de todo o país por meio de uma busca rápida por cidade, estado, gênero, região e geolocalização. Ou seja, o ouvinte pode escutar rádios de outros lugares do país além do limite das ondas do rádio.
· Portal Mobilize-se PLAY: é uma ferramenta que aproxima ainda mais o ouvinte da rádio. Os internautas acessam o portal na internet e é como uma rede social dirigida aos ouvintes: é possível curtir e seguir as rádios de sua preferência.
· App exclusivo: A rádio tem seu próprio aplicativo disponível para smartphones. Para uma rádio desenvolver seu app, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar apenas um salário mínimo por ano.