A doze dias do desligamento do sinal analógico no Distrito Federal e nas cidades do entorno, marcado para 26 de outubro, o telespectador deve se preparar para a chegada da TV Digital, e continuar assistindo sua programação favorita.
A Seja Digital (entidade encarregada de fazer a digitalização da TV em todo o país) continua a distribuição de kits digitais para famílias participantes de programas do governo federal.
Até o momento, 275 mil kits foram entregues aos beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único em Brasília e nas nove cidades do entorno do Distrito Federal – Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina. O número representa quase 80% do total a ser distribuído nesses locais, que é de 362 mil kits.
O kit, contendo um conversor, cabos e uma antena externa capaz de sintonizar o sinal digital, é semelhante ao que foi distribuído em Rio Verde (GO).
A última pesquisa para aferir as casas aptas a receber o sinal digital já está sendo feita, mas ainda não há consenso em relação aos critérios aplicados.
Em entrevista na terça-feira (11), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, afirmou que o desligamento acontecerá em Brasília se a pesquisa mostrar que a região está apta a passar pelo processo:
“Atingindo a pesquisa, o desligamento acontecerá. Deve desligar porque está previsto. Vamos aguardar, mas todos com a expectativa de que aconteça, sim, nos próximos dias”, afirmou.
Para ter mais informações sobre o desligamento do sinal analógico ou agendar a retirada do kit de conversor digital, basta ligar para o número 147 ou acessar www.sejadigital.com.br.