Notícias

    Pesquisa da ABERT mostra evolução de celulares com acesso à TV e rádio

    O último levantamento da ABERT mostra que, atualmente, dos 235 modelos de celulares a venda no mercado, 179 (76%) vêm com rádio FM integrado. Apesar de corresponder à maioria dos aparelhos, a comparação com os três anos anteriores mostra uma queda na quantidade de celulares com FM embutido: em 2014/15, 79% tinham rádio e em 2016, 78%.

    Uma das iniciativas da ABERT é incentivar a população a optar por celulares com acesso ao rádio e à TV na hora da compra, mas a pesquisa mostra que os fabricantes têm diminuído a produção de aparelhos com recepção de sinal FM. O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, analisa a queda nos números com preocupação.

    “Se o fabricante diminuiu a produção é porque o consumidor não tem procurado esse tipo de serviço. Cabe a nós, radiodifusores, ajudar na divulgação do rádio no celular e consumir produtos que tenham essa funcionalidade. Por exemplo, se a Apple não faz celular com rádio ou TV e não divulga seus produtos em nossos veículos, fica esquisito o dono de rádio usar um iPhone”, ressaltou Antonik.

    Já a quantidade de aparelhos com acesso à programação de TV permaneceu praticamente estável nos períodos analisados. Em 2014/15, 25 celulares (11%) vinham com televisão. Em 2016, o número caiu para 22 aparelhos e, em 2017, retornou para 25.

    O estudo revelou ainda que é possível encontrar aparelhos com acesso à televisão e rádio por preços acessíveis. Desde o início de 2016, todos os celulares na faixa até R$ 300 têm rádio FM integrado. Na mesma faixa de preço, 22% dos celulares possuem recepção do sinal de TV. Este ano, também é possível encontrar 14 modelos com acesso à televisão na faixa de R$ 300 a R$700.

    tabela completa

    Celulares com acesso à internet de 2014 a 2017

    Streaming

    Outro ponto defendido pela ABERT é uma tendência observada em pesquisas nacionais e internacionais: os ouvintes utilizam cada vez mais os aplicativos para escutar sua programação favorita.

    Antonik acredita que o ambiente virtual está prevalecendo: “No médio prazo, a rádio deveria dedicar grande parte de sua estratégia comercial para a internet. A ABERT criou o MobiAbert prevendo tendências, com objetivo de ajudar o radiodifusor a se adaptar às novas tecnologias. As rádios devem apostar nesse projeto”, concluiu.

    Atualmente, o aplicativo para rádios da ABERT conta com 2,3 mil emissoras e permite ao ouvinte favoritar sua rádio e interagir com ela, via site, redes sociais e até Whatsapp.

    Para acessar a pesquisa de 2017 completa, acesse o link.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar