A entidade administradora da digitalização da TV vai encomendarpesquisas para mapear o alcance dos equipamentos de televisão digital nos domicílios brasileiros.
O objetivo é dimensionar os índices de penetração da TV digital para traçar estratégias com foco no alcance da meta dos 93% de cobertura necessária para o desligamento do sinal analógico. Os estudos serão realizados com base na metodologia da PNAD, do IBGE.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma primeira pesquisa, ainda em planejamento, analisará a situação atual dos domicílios com recepção digital. Pouco antes do desligamento do sinal analógico, uma segunda pesquisa avaliará se o alvo foi atingido.
“Estamos trabalhando com uma pesquisa de marco inicial, para saber de onde estamos saindo. E a outra será feita pouco antes do desligamento uma vez que, pela experiência internacional, sabemos que a maior concentração de compra de aparelhos se dá nos meses finais do cronograma” explica o conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone.
De acordo com a Abert, dos domicílios que acessam o serviço livre, aberto e gratuito por transmissão terrestre, pelo menos 93% deverão ter a recepção digitalizada para a realização do desligamento.
“93% é um critério mínimo. A nossa posição é expressa pela política pública, a de que nenhum brasileiro fique sem TV aberta e gratuita”, afirma o presidente da Abert, Daniel Slaviero.
De acordo com a Anatel, está em análise a realização de campanhas da indústria e do comércio varejista para a venda de equipamentos com descontos maiores. Já existem no mercado modelos simples de televisores que custam cerca de R$ 300, e conversores digitais de aproximadamente R$ 100.