O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que encaminhará até o fim deste semestre ao Congresso Nacional o projeto de lei que prevê a migração das rádios AM para os canais 5 e 6 em uma extensão da faixa de FM.
A informação foi dita nesta quinta-feira, 4, durante o programa de rádio Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), informou a Agência Brasil.
Quanto à digitalização do rádio, o ministro sinalizou que não há prazos definidos porque o sistema a ser adotado ainda não foi definido. Segundo ele, além de aspectos técnicos e de custo, a definição do novo padrão levará em consideração impactos socioeconômicos e a transferência de tecnologia para a indústria brasileira.
O ministro disse ainda que decisão pelo sistema a ser adotado levará em conta o preço que será cobrado pelos receptores. “Há [da nossa parte] a preocupação de que o preço do modelo seja acessível”, afirmou.
Conforme noticiou a Abert, o Ministério das Comunicações estuda novos parâmetros para realização de mais uma bateria de testes de rádio digital. O Conselho Consultivo de Rádio Digital está estudando uma abordagem nova para os testes, em uma tentativa de adequá-los melhor à realidade da radiodifusão brasileira.
Os testes realizados no ano passado não foram suficientes para definir com segurança um padrão de rádio digital para o país, principalmente porque a cobertura do sinal, quando comparada a analógica, foi insatisfatória nos testes.
O objetivo dos novos testes será o de conseguir resultados mais substanciais que dêem ao rádio digital uma vantagem expressiva sobre a cobertura analógica, o que significaria um compromisso entre qualidade e área de alcance.
Assessoria de Comunicação da Abert