Alguns prédios em Brasília já deram início à mudança da antena de TV para a chegada do sinal digital. No Sudoeste, bairro nobre da cidade, os moradores receberam um alerta do condomínio sobre o desligamento do sinal analógico e futura instalação da antena coletiva.
O switch off no Distrito Federal e em mais 11 cidades no entorno da capital deverá acontecer em 03 de abril de 2016.
Rio Verde não atinge meta
Nas vésperas de receber o sinal digital de TV, o município goiano de Rio Verde ainda não sabe se haverá o apagão analógico, previsto para o próximo domingo (29). A meta para o desligamento, estabelecida pela Portaria nº 481, de 2014, não foi atingida.
De acordo com a portaria, 93% dos domicílios que acessem o serviço livre, aberto e gratuito por transmissão terrestre devem estar aptos à recepção da televisão digital terrestre.
Pelos resultados da última pesquisa, apresentada na quarta-feira (25), apenas 62% dos domicílios da cidade-piloto estão aptos para receber o sinal digital.
Muitas famílias não têm o conversor digital e nem condições financeiras para adquirir um aparelho ou um televisor novo.
Caberá ao Ministério das Comunicações decidir se haverá o switch off na data prevista ou não. O ministro André Figueiredo já chegou a afirmar que o desligamento em Rio Verde pode ter um atraso de dois meses, mas ele garante que até 31 de dezembro de 2018, o desligamento da TV analógica acontecerá em todo o país.