O Consórcio de veículos de imprensa e o Projeto Comprova receberam, na quarta-feira (1°), o Prêmio ANJ Liberdade de Imprensa 2021, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Neste ano, a premiação em formato online destacou a importância do jornalismo profissional e da cooperação das empresas de comunicação durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Representando o Consórcio de veículos de imprensa, a editora do jornal Folha de S.Paulo, Flávia Faria, falou sobre a união dos seis veículos de comunicação (UOL, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra e G1) para atualizar e informar a população sobre a situação da pandemia no país.
“A gente fala em números, mas são vidas, são pessoas, e as vacinas também representam uma dose de esperança. E se a gente não sabe qual é a situação da pandemia, a gente não consegue combatê-la”, afirmou.
Para o jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a iniciativa coletiva tem contribuído para conter a disseminação de notícias falsas e, principalmente, para chamar a atenção da sociedade para os riscos da desinformação.
“O Comprova tem servido ao jornalismo, valorizando as metodologias, exercendo a transparência, acelerando a formação dos profissionais de comunicação e sendo um exemplo vivo da importância do trabalho colaborativo”, disse Lüdtke.
O presidente da ANJ, Marcelo Rech, ressaltou a importância da atuação da comunicação profissional na pandemia.
“Liberdade de imprensa não é um princípio que diz respeito a jornalistas e veículos. É, antes de tudo, o direito de a sociedade receber informações verdadeiras e opiniões plurais. Mentira e desinformação matam pessoas, como constatamos na pandemia de coronavírus. Sem a imprensa e sem iniciativas, como as que foram premiadas aqui hoje, as campanhas de vacinação e os cuidados com atitudes responsáveis, teriam ainda mais dificuldade de ganhar espaço no cotidiano de bilhões de pessoas na maior tragédia deste século”, ressaltou.