Durante o encontro virtual promovido pela AESP (Associação das Emisssoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), nesta quarta-feira (23), o presidente da ABERT Flávio Lara Resende falou sobre os projetos de interesse do setor que estão na pauta da radiodifusão nacional para os próximos meses. Ele considerou histórica a reunião realizada na terça-feira (22) entre o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e presidentes de associações estaduais, quando Faria manifestou apoio à ativação do chip FM nos smartphones e acrescentou que o presidente Jair Bolsonaro também está sensível ao assunto. “Até então, não tínhamos nem a negativa e nem apoio formal do governo”, comemorou.
Lara Resende adiantou que na próxima semana, a ABERT retomará o diálogo com o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, para dar andamento aos mais de 400 pedidos de migração AM/FM feitos pelas emissoras. Em outubro, o Ministério das Comunicações fará uma reunião com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para tratar do tema.
A redução das assimetrias regulatórias da radiodifusão e de plataformas digitais foi um dos assuntos abordados no AESP Talks. “Temos que garantir igualdade de regras e condições para permitir a competitividade”, avaliou. Negociação de descontos com o Escritório Central de Direitos Autorais (Ecad), digitalização do rádio, implementação do 5G, desregulamentação do setor e trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão também entraram na pauta da conversa, que teve a condução do presidente da AESP, Rodrigo Neves, e a participação do radialista Marco Moretto, diretor da Hot 107 FM.
Apesar da perda de receita decorrente da pandemia, o presidente da ABERT enxerga uma gradual recuperação do setor e projeta um 2021 melhor do que este ano. Para ele, a tendência é que rádios e TVs fiquem mais fortes com o passar do tempo e que as novas plataformas digitais levam a radiodifusão a reagir e a se adaptar a elas.
Com a aproximação das eleições municipais de 2020, Lara Resende acredita que a radiodifusão ganhará cada vez mais destaque nos próximos dias. “Diante da pandemia, o pleito será decidido virtualmente”, avalia.
Para assistir na íntegra, clique AQUI.