A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil lança, na quarta-feira (30), o Relatório de Segurança Online de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, será comemorado o Dia Internacional do Acesso à Informação. O evento virtual discutirá ainda estratégias para os planos nacionais de banda larga até 2021, que priorizem a segurança dos internautas mais jovens.
Atualmente, crianças e adolescentes representam um terço dos usuários da internet em todo o mundo. Até 2022, mais de 1,2 bilhão de novos usuários serão somados a essa quantidade.
Ao mesmo tempo em que se beneficiam da conectividade para a educação e o entretenimento, eles também são expostos a riscos e ameaças do mundo virtual, como assédio, bullying cibernético, desinformação, exposição a conteúdo inadequado, violência de gênero, furto e coleta de dados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada ano, 200 milhões de crianças e adolescentes são abusados sexualmente. Além disso, cada vez mais, grande parte desse tipo de violência ocorre online ou é obtida e distribuída digitalmente.
O encontro virtual tem o apoio da ABERT e contará com a participação da Rainha Silvia da Suécia, presidente da World Childhood Foundation, da jornalista Sandra Annenberg, que fará a mediação, além da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, do diretor regional para as Américas da UIT, Bruno Ramos, e da presidente da Childhood Brasil, Roberta Rivellino.
Webinário Segurança Online de Crianças e Adolescentes
Data: 30 de setembro
Horário: 15:00 – 16:30
Plataforma: