Um estudo da E.life, empresa especializada em monitoramento e análise de mídia na América Latina e em Portugal, concluiu que a programação de TV é o grande destaque dos assuntos postados no Twitter. Temas ligados à televisão estiveram presentes na metade dos trending topics dos brasileiros no segundo trimestre deste ano, informa a pesquisa. Trending Topics ou TTs são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter.
A empresa monitorou a lista de tópicos mais recorrentes na rede social entre 14 de abril e 30 de junho e constatou que os termos que têm relação direta com a TV foram os mais citados, como assuntos de telenovelas, seriados e atores. Esporte e música ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A rede social atingiu 41,2 milhões de usuários brasileiros no mês passado, o que fez o país subir para a segunda posição no quadro mundial de cadastrados na rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos.
A televisão também influencia outras categorias de assuntos. Por exemplo, a totalidade dos assuntos que chegam aos trending topics estão relacionados a eventos esportivos que foram televisionados, como jogos de futebol, corridas de automobilismo e lutas de MMA.
Assessoria de Comunicação da Abert