O rádio cresceu 10,45% em investimentos publicitários no ano passado, com faturamento de R$ 1,3 bilhão. As informações são do Projeto Inter-meios, relatório de investimento em mídia coordenado pelo Grupo Meio & Mensagem em parceria com a PricewaterhouseCoopers.
A TV aberta recebeu a maior fatia das verbas publicitárias, com 66,5% do total e faturamento de R$ 21,4 bilhões. O crescimento atingiu 9,8%, maior que a média de 6,81% de todo o mercado de mídia.
Já o investimento em internet reduziu em 5,61%, com faturamento de R$ 1,43 bilhão.
A mídia exterior teve a maior alta na receita, de 21,82%, recebendo R$ 1,1 bilhão. No segmento estão empresas especializadas em outdoor, mobiliário urbano, mídia digital em locais públicos, painel e móvel.
Também houve queda de receita publicitária nos meios impressos. Nos jornais, a redução foi de 3,76% no faturamento, para R$ 3,26 bilhões; nas revistas, foi de 7,55%, alcançando receita de R$ 1,77 bilhão; e nos guias e listas o desempenho foi 26,3% menor que o de 2012.
O faturamento de 2013 também ficou abaixo do ano anterior no cinema (queda de 2,12%, para um faturamento de R$ 103,4 milhões) e na internet (redução de 5,61% e faturamento de R$ 1,43 bilhão).
O aumento total do mercado publicitário foi de 6,81%, com arrecadação de R$ 47,9 bilhões. Desse total, R$ 32,2 bilhões são investimento bruto em mídia.
A expectativa para este ano é de crescimento em torno de 9% no período da Copa do Mundo, de acordo com o vice-presidente executivo do Grupo Meio & Mensagem, Marcelo de Salles Gomes. “Outro ponto favorável é que teremos eleições majoritárias e os governos Federal e Estaduais costumam concentrar seus principais investimentos nos primeiros seis meses do ano”, disse em nota.
Com informações do G1