O Senado Federal realizou nesta segunda-feira, 24, uma sessão solene em homenagem a campanha pelas Diretas Já.
Considerado o movimento mais popular da história do Brasil, a campanha levou, em 1984, milhões de pessoas às ruas que lutavam pelo voto direto para presidente da República.
A homenagem aos 30 anos da Diretas Já foi uma iniciativa do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Ele lembrou da mobilização do primeiro comício realizado em Curitiba.
“ Em 12 dias, usando apenas panfletos, cartazes e um comercial na TV conseguimos reunir mais de 60 mil pessoas lutando por um só objetivo”, disse.
Para o senador, foi um comício memorável, que convocou a mídia nacional a participar de forma efetiva do movimento.
“O sucesso do comício de Curitiba foi essencial para que a mobilização nacional tivesse sucesso e arrastasse multidões para as praças do país com o grito de "Eu quero votar para presidente!”, recordou o parlamentar.
A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) fez uma comparação entre a manifestação popular daquela época como os manifestos violentos que estão ocorrendo no Brasil atualmente.
“Em vez de atos de vandalismo, como hoje tem sido frequente nas nossas regiões metropolitanas e em outros países, como Argentina e Venezuela, esse movimento histórico das Diretas, genuinamente brasileiro, além de politizado e objetivo, foi acima de tudo pacífico, uma festa legítima da democracia e do pluralismo”, destacou a senadora.
Com informações da Agência Senado
Crédito da foto: Geraldo Magela/Agência Senado