Os gaúchos consideram o rádio e a televisão os meios de comunicação mais seguros para obter informações, conforme dados do Instituto Reality de Pesquisas (IRP), apresentados pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), na quarta-feira (25), em comemoração ao Dia Nacional do Rádio.
Aproximadamente 64% da população do Rio Grande do Sul confia nas informações do rádio, 41,5% na TV, 35,2% no jornal, e 15,7% na internet.
Entre os 81% dos 1500 entrevistados que confiam no rádio, 67% consideram o rádio essencial, enquanto 77% o veem como um companheiro constante nos mais diferentes momentos. Quase 9 em cada 10 gaúchos têm o hábito de ouvir rádio: 72% afirmam que ouvem notícias; 74% ouvem música; 56% do público masculino costuma ouvir futebol e outros esportes no rádio; enquanto 27% costumam ouvir podcasts.
Já a televisão foi o meio mais utilizado pelos gaúchos que buscaram informações sobre as enchentes no estado: 74,9% dos entrevistados disseram acompanhar os noticiários e boletins da TV sobre as fortes chuvas na região.
A pesquisa realizada entre 15 de julho e 1º de agosto também revela que, para 70% dos participantes, as propagandas no rádio são mais confiáveis do que os anúncios na internet. A maioria dos entrevistados (68%) afirmou confiar na divulgação de produtos e serviços feita pelos locutores, que são vistos como "influenciadores".
Para acessar o relatório completo clique AQUI.