A nona edição da pesquisa ABA/Top Brands, encomendada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) à Top Brands Consultoria de Branding, confirma uma das maiores qualidades do rádio como veículo de comunicação de massa. Do total de 2.020 entrevistados no estudo, 87% manifestaram sua confiança no rádio. A TV aberta foi a segunda mídia mais bem avaliada no quesito credibilidade, com 83% de respostas positivas.
O estudo avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços. As entrevistas foram feitas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília.
Em seguida, na lista dos mais confiáveis na comunicação, vêm os portais de internet (82%), jornal (79%) e revistas (78). O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. As operadoras móveis alcançaram 74% de confiabilidade e as de telefonia fixa DDD, 70%.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas, indo além da simples leitura de Top of Mind”, explica Machado. “O estudo permite também cruzamentos que fornecem análises de diferenças comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões”, complementa.
Assessoria de Comunicação da Abert com informações Top Brands