A pandemia de COVID-19 revelou ao mundo uma série de ações solidárias para ajudar as populações mais vulneráveis na luta contra a doença e as consequências econômicas da crise de saúde. A radiodifusão também aderiu às ações de gentileza. Diversas emissoras de rádio e televisão vêm tomando medidas para reduzir os danos causados pelo novo coronavírus.
No Ceará, um dos estados mais afetados pela doença, o Sistema Verdes Mares de Comunicação criou a campanha “Solidariedade Vale Muito”. No último dia 11, diversos artistas e humoristas se apresentaram em um show que foi transmitido pelas plataformas da emissora. Xand Avião, Solange Almeida e Renno Poeta foram alguns dos nomes escalados para a missão.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também integrou a iniciativa, montando vários pontos de coleta de sangue e de cadastro para doação de medula óssea em Fortaleza. Supermercados também montaram postos de coleta de donativos. As doações serão destinadas à Central Única das Favelas (Cufa) e ao Movimento Supera Fortaleza, para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.
No interior de São Paulo, um grupo de emissoras encontrou uma maneira de estimular o comércio local, com pacotes para aumentar a inserção de publicidade das empresas da região na programação. O enfoque de uma delas é na divulgação de empresas que oferecem serviço de delivery. Em um município paulista, um pacote de inserções publicitárias em rádio chega a ter 60% de desconto, em comparação com o preço anterior.
Em Santa Catarina, emissoras do interior investem em diversas frentes para ajudar a população. Uma das emissoras a entrar na luta contra o novo coronavírus arrecadou, em 10 dias, 12 mil quilos de alimentos, além de materiais de higiene e limpeza, beneficiando 450 famílias, a maioria autônomas ou atuando no mercado informal. Em outro município, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos e máscaras, para doação às comunidades carentes. Na programação, as rádios também estimulam o consumo no comércio local e maior flexibilidade na renegociação de dívidas.
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) enviou uma carta ao empresariado, colocando os canais de mídia à disposição do setor produtivo. “Uma das armas para vencer a crise é a comunicação”, destaca o documento.