As rádios e TVs do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo lotaram, nesta sexta-feira (4), o Moreale Hotel, em São José dos Campos, onde aconteceu mais uma etapa do Techdays. Além da interação nos debates dos painéis, cerca de 100 radiodifusores tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros participantes.
Um dos responsáveis pelo planejamento e canalização das faixas AM e FM no Brasil, o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, afirma que eventos como esse são importantes, pois aproximam, ainda mais, a Associação de representantes do setor. Cintra esclareceu dúvidas sobre as etapas do processo de migração das rádios.
“É muito satisfatório quando podemos ajudar o radiodifusor e deixar os profissionais confiantes em relação às mudanças que estão por vir. Até dezembro deste ano, o Ministério das Comunicações espera finalizar o processo de migração de cerca de mil emissoras. Muitas delas participaram do Techdays”, destacou Cintra.
As novas oportunidades gratuitas para o radiodifusor entrar no ambiente mobile digital oferecidas pelo projeto MobiAbert também chamaram a atenção dos participantes. Muitos buscaram a coordenadora do projeto, Tainá Farfan, para conhecer detalhes das duas plataformas que transmitem a programação das emissoras: o app integrador MobiAbert e o site integrador MobiAbert Play (www.mobiabertplay.com.br).
Os profissionais e estudantes que participaram do Techdays também assistiram à palestra da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, sobre a relevância do jornalismo profissional no combate às notícias falsas, e receberam um exemplar do livro “Pensadores da Liberdade”, com 17 artigos que tratam de temas como os limites éticos da propaganda, a liberdade na era digital e o direito ao esquecimento.
Outros temas, como “Competências da Anatel”, “Perfil do vendedor atual” e “Inovação como diferencial para as emissoras” também foram debatidos. A próxima edição do Techdays será em Teresina (PA), nos dias 24 e 25 de novembro. O evento já passou por Londrina (PR), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) e reuniu mais de 300 radiodifusores de todo o país.