A relatora especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e jurista colombiana, Catalina Botero, foi escolhida para receber o Prêmio ANJ de Liberdade de Expressão de 2014.
A homenagem acontece em função do trabalho desenvolvido pela magistrada em defesa da liberdade de imprensa nas Américas.
Catalina Botero atua como juíza auxiliar da Corte Constitucional da Colômbia desde 2005. Ela é autora de diversos livros e ensaios sobre liberdade de expressão, direito constitucional, direito penal internacional e justiça em processos de transição política. Seu trabalho já foi publicado em diversos países.
O prêmio será entregue à jurista no dia 19 de agosto, em São Paulo, durante o 10º Congresso Brasileiro de Jornais.
O Prêmio da ANJ busca reconhecer o trabalho de pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou na defesa da liberdade de imprensa. Já receberam a premiação, entre outros, o ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto e o deputado Miro Teixeira, pela atuação que tiveram na extinção da Lei de Imprensa, uma herança da ditadura militar.
Com informações do Portal Imprensa