O diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik, foi nomeado integrante do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), colegiado formado por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, prestadoras de serviços de telecomunicações e usuários. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira, 29, no Diário Oficial da União.
Antonik passa a ocupar a vaga de Alfredo Ferrari, representante dos prestadores de serviço de telefonia. O executivo atuou como diretor da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), e nas empresas Telebrás e TIM. Como diretor-geral da Abert, coordena as operações da entidade em Brasília e responde pelo seu relacionamento com o Congresso Nacional e órgãos do Governo Federal.
Outros três integrantes foram nomeados para o conselho consultivo, que tem um total de 12 membros: Octávio Penna Pieranti, diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações (Minicom); Artur Coimbra de Oliveira, diretor do Departamento de Banda Larga da secretaria de Telecomunicações do Minicom e Fabiano André Vergani, ex-presidente da InternetSul e do Conapsi, ambas entidades representantes de provedores de Internet.
Os membros do conselho consultivo devem ter qualificação compatível com as matérias de atuação da Anatel, não são remunerados e têm mandato de três anos, sendo vedada a recondução. Anualmente, o Conselho é renovado em um terço.
Assessoria de Comunicação da Abert