Presidentes de associações estaduais de radiodifusão e conselheiros da ABERT participaram, na quinta-feira (29), da primeira reunião do Grupo Técnico de Rádio (GT Rádio), que teve como foco a apresentação das ações, campanhas e eventos programados para 2026 e voltados para o fortalecimento do meio.
Conduzida pelo presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, a reunião online contou com a presença do presidente do Conselho Superior, Roberto Cervo Melão, e abordou temas estratégicos, com ênfase na necessidade de iniciativas dirigidas à reeducação do público sobre a relevância do rádio.
A publicitária Ana Paula Messeder, da Frisson Comunicação, agência responsável pelo desenvolvimento das peças, apresentou a linha criativa e as estratégias de veiculação de uma campanha nacional para o rádio, que incluirá ações comemorativas aos 100 anos do meio.
Os jornalistas Daniel Starck e Cristiano Stuani, do portal Tudoradio, encarregados da curadoria dos projetos, destacaram o poder de mobilização do rádio. Os dois pesquisadores farão a consolidação de dados do mercado publicitário a partir de estudos realizados nas diferentes praças.
Já o conselheiro da ABERT, Marcelo Bechara, apresentou o conceito, características e aspectos regulatórios para implantação do rádio híbrido no Brasil.
A necessidade de diálogo contínuo sobre inovação e convergência tecnológica, a credibilidade do rádio e a entrega que o meio faz diariamente junto ao público e ao mercado publicitário e de anunciantes foram ressaltados por todos.
Lobato Flôres destacou também a proposta de realização de eventos regionalizados e de um grande encontro nacional direcionado a agências e anunciantes.

