Já está disponível na internet a versão eletrônica da edição de julho-agosto da Revista da SET, publicação bimensal da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. A publicação reúne artigos sobre as principais tendências observadas por engenheiros, profissionais e especialistas que estiveram no NAB Show 2012. Com 2,3 mil visitantes, a delegação brasileira foi a maior dentre os grupos de países no evento.
A queda dos preços das soluções de tecnologia no mercado de mídia e a ausência de equipamentos em SD foram observadas no artigo Soluções mais completas a custos mais acessíveis, assinado pelo diretor de Tecnologia da Rede Gazeta (ES), Paulo Roberto Monfrim Canno. Já o assessor institucional da SET, João Braz, trata dos principais caminhos da tecnologia 3D. De acordo com ele, as palestras e os fóruns sobre o tema levaram debates calorosos sobre o futuro da tecnologia.
O entrevistado da nova edição é o engenheiro Nelson Faria Júnior, que agora ocupa o cargo de vice-presidente da entidade. Faria Junior fala sobre os desafios e as oportunidades geradas pela necessidade de produzir conteúdo para novas plataformas. De acordo com ele, para evitar perdas e cativar telespectadores, o atual desafio das emissoras é criar novos atrativos.
A gerente jurídica da TV Globo e coordenadora do Módulo de Propriedade Intelectual do Fórum Basileiro de TV Digital, Ioma Carvalho, assina artigo sobre o uso do espectro da radiodifusão em diferentes países. Uma lei aprovada nos Estados Unidos assegura aos radiodifusores a manutenção de suas faixas de freqüência e a possibilidade de leilão - apenas se for de interesse das emissoras - de espectro subutilizado.
A Internacional Broadcasting Convention (IBC), que acontece de 6 a 11 de setembro, em Amsterdam, é tema de artigo assinado pela editora da revista, Gilmara Gelinski. A conferência deste ano irá concentrar-se em torno de oito tópicos em 14 salas temáticas e mais de 1,3 mil empresas expositoras de tecnologias e inovações de mídia.
Assessoria de Comunicação da Abert