Notícias

    Ruídos e interferências nas faixas de radiodifusão sonora

    O aumento da renda dos brasileiros e a maior oferta de crédito no mercado impulsionaram as vendas de eletroeletrônicos no país. Em 2011, essa indústria faturou R$ 138,1 bilhões, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Em 2012, o incremento será de 14%, prevê a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

    O consumo elevado de eletroeletrônicos, no entanto, tem agravado um problema antigo nas grandes cidades. O funcionamento de grande quantidade de aparelhos aumenta o nível de interferências e de ruídos na faixa de radiodifusão sonora comercial e nos demais serviços de rádio.

    Com isso, os ouvintes encontram cada vez mais problemas para captar estações de rádio, de acordo com o pesquisador Flávio Archangelo. Segundo ele, as interferências podem reduzir a área de cobertura das emissoras. O painelista estudou alguns casos de interferências e, durante o 29º Seminário Técnico, explicará a origem do problema, além de apresentar alguns exemplos e propostas para solucionar o impasse.

    Palestrante

    Flávio Aurélio Braggion Archangelo

    Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Cursou graduação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado. Desenvolveu pesquisas nas áreas de radiodifusão digital e radiodifusão internacional. Colabora com publicações especializadas e é assessor do Grupo ad-hoc de Defesa Espectral da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE).

    Dia 21 de junho, das 14h25 às 14h55

     

    Rádio, Internet e Convergência

    O mundo tecnológico evolui rapidamente. Novas plataformas de consumo de mídia e a convergência dos meios de comunicação trazem desafios diários para o rádio. Com isso, surgem dúvidas como: o rádio broadcast deveria se adaptar e produzir um espelho na internet? Que tipo de conteúdo valoriza o veículo? O que é necessário para ter um site que produza resultados?

    Este painel pretende responder a essas questões, além de mostrar alternativas e caminhos para que os radiodifusores possam acompanhar o novo cenário midiático em constante transformação.

     

    Palestrante

    Marcelo Alberto Cohen

    Publicitário, diretor comercial da Rádio Jovem Pan Online. Atua há oito anos na área comercial e de marketing nos segmentos internet, móbile, rádio, televisão e novas mídias. É graduado pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado.

     

    Dia 20 de Junho, das 11h às 12h30, na Sala 1.

     

    Assessoria de Comunicação da Abert

     

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar