Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, saudamos a todos os profissionais e veículos de comunicação que a cada dia cumprem a importante missão de informar, refletir a diversidade de opinião e de crítica no país.
Uma democracia se constitui a partir de uma sociedade civil participativa, de governos transparentes e de uma imprensa livre e independente. Desde a Constituição de 1988, o Brasil avança decididamente no sentido de aperfeiçoar instituições e fortalecer princípios fundamentais, como o da liberdade.
Apesar dos avanços, infelizmente, não estamos livres de tentativas de intimidação e cerceamento da atividade jornalística. É extremamente preocupante o recrudescimento da violência contra profissionais e veículos de comunicação, principalmente, como reação do crime organizado e do narcotráfico.
Apenas neste ano quatro jornalistas foram assassinados no país. Esperamos das autoridades a investigação e punição dos criminosos, e que a impunidade deixe de ser a regra nesses casos.
Reafirmamos, finalmente, a importância do respeito ao livre exercício do jornalismo como prática vital a uma sociedade mais democrática, plural e justa.
EMANUEL SOARES CARNEIRO
Presidente