Mais duas capitais, Salvador (BA) e Fortaleza (CE), já estão com a programação totalmente digital da TV aberta. O fim das transmissões analógicas aconteceu nos últimos segundos desta quarta-feira (27).
A previsão inicial para o desligamento analógico da TV nas duas capitais era 26 de julho, mas na data marcada, as cidades não atingiram o percentual mínimo de domicílios aptos ao sinal digital, de 90%.
Por decisão do Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a data para o fim da TV analógica foi alterada para 27 de setembro.
Ao concluir o processo em Salvador e Fortaleza, o ministro Gilberto Kassab comemorou mais essa etapa da implantação da TV digital no país. Com o desligamento das duas capitais nordestinas, mais de 40 milhões de brasileiros já estão recebendo em suas casas apenas o sinal digital da TV aberta.
A Rede Bahia de Televisão acompanhou o processo de desligamento e ajudou na divulgação junto à população soteropolitana. Segundo a diretora comercial da emissora, Juliana Jozzolino, "a Rede Bahia participou ativamente da movimentação com o envolvimento das áreas de programação, engenharia, jornalismo e comercial e essa foi a essência do sucesso, nos levando ao maior índice de conversão já verificado até então, 93% digital. Os feirões digitais foram um sucesso porque foi uma oportunidade de inclusão valiosa para a população adquirir equipamentos com desconto", disse.
As famílias beneficiárias de programas do governo como por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos, que ainda não retiraram o kit digital gratuito, com conversor, antena e cabos, poderão retirá-lo mesmo após o desligamento. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo número 147.