De 12 a 16 de outubro acontece em São Paulo a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que contará com a presença de cerca de 600 jornalistas e empresários de comunicação de 34 países para debater o presente e o futuro da profissão.
O evento terá participação confirmada da presidenta Dilma Rousseff; do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; do CEO do The New York Times, Arthur Sulzberger Jr.; e do presidente do jornal espanhol El País, Juan Luis Cebrián.
Esta será a quinta vez que a SIP realiza a assembleia no Brasil. As outras aconteceram em 1954, 1975, 1981 e 1991. O comitê anfitrião é liderado pelo Grupo Estado e conta com a colaboração dos jornais Tribuna, Correio Popular, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo, O Globo, O Popular, Zero Hora, dos Diários Associados e da Editora Abril. A entidade reúne hoje 1.300 publicações.
A assembleia discutirá assuntos como o tráfico de drogas e de armas; as leis da imprensa; a ética; a discriminação na concessão da publicidade oficial; a busca de um modelo sustentável de jornalismo; a propriedade intelectual em tempos digitais; a otimização das novas plataformas de trabalho; liberdade de expressão e direito à informação.
Assessoria de Comunicação da Abert